top of page
Search
  • Writer's pictureCelina Sobreira

Os Efeitos de um Trauma



Um trauma pode se apresentar de muitas e variadas formas e, estranhamente, reunir comportamentos e manifestações que nem de longe, à primeira vista, se poderia suspeitar como pertencentes a um único problema.

Dores no corpo sem causas físicas ou psicológicas que as justifiquem, o sujeito tranquilo que de repente entra em uma briga no trânsito, aquele parente boa pessoa que às vezes constrange as garotas da família, o medo que você experimenta em uma simples ida ao dentista, tudo isso pode ser devido a um trauma.


O que é trauma?

Trauma é uma resposta de defesa incompleta do organismo e que ficou congelada no tempo. Seus sintomas decorrem das tentativas de reter e administrar cargas intensas, que são inerentes ao instinto de sobrevivência e aos impulsos mais poderosos que o corpo pode produzir.

O trauma acontece quando a capacidade adaptativa do organismo é forçada além de suas possibilidades de autorregulação, ou seja, o sistema nervoso se desorganiza e não consegue se recompor.

Mesmo quando o trauma não dá sinais claros, os registros da sua presença ficam no organismo e podem eclodir muito tempo depois, inclusive a partir de episódios aparentemente insignificantes.


Traumas de infância podem influenciar na vida adulta?

Durante a infância somos seres inocentes, carentes, submissos, indefesos e despreparados para a vida, precisamos de alguém que supra as nossas necessidades para termos um desenvolvimento satisfatório.

Porém, quando não existe esse cuidado e a criança é violentada, surgem os traumas que, na sua grande maioria, são levados para a vida adulta.

As sequelas dessas violações na infância fazem com que o adulto acredite estar sempre desamparado, abandonado e solitário, tornando-o uma pessoa insegura, tímida e com medo de se aventurar na vida.

Dependendo da fase do desenvolvimento e da quantidade de tempo em que a criança passou vivendo em um ambiente traumático, ela poderá desenvolver Transtornos de Ansiedade, Transtornos Depressivos, Transtornos Comportamentais e Emocionais diversos.


Que tipos de situações causam um trauma?

Podemos classificar como violência ou violação qualquer acontecimento pelo qual a criança tenha passado e que tenha sido agressivo à ela como brigas entre os pais e com a própria criança, separação, xingamentos, chantagem emocional, drogas ou bebedeiras na frente da criança, presenciar sexo, tentativa de estupro, incentivo à prostituição infantil, exploração para o trabalho, espancamento ou utilização de objetos que ferem, depreciação constante da criança, abandono, desastres naturais, acidentes, violência urbana e doméstica em geral.

Esses são alguns casos. A lista é interminável, porém, é bom estar atento que qualquer tipo de violação no desenvolvimento normal da criança, poderá produzir um enfraquecimento da personalidade e contribuir para a configuração de um sujeito inseguro, cheio de carências e neuroses que limitam a sua vida e impedem a busca pela autonomia.


Como tratar um trauma?

Algumas crianças e adolescentes, vítimas de traumas, se adaptam e se recuperam de maneira surpreendente, apesar da experiência terrível pela qual passaram.

As respostas emocionais variam de acordo com o amadurecimento psíquico, que ocorre de maneira precoce nas crianças que sofrem abusos. Esse amadurecimento precoce já seria uma resposta inteligente que o organismo dá para proteger a mente de um sofrimento mais intenso.

Mas existem vários fatores que também podem influenciar o fortalecimento emocional seguro e saudável, um deles é o carinho e a atenção da família e dos amigos na fase posterior ao evento traumático.

Na idade adulta, o ideal é procurar ajuda especializada. O papel da psicoterapia nesse caso é fazer com que o adulto perceba que não é mais aquela criança inocente, submissa, indefesa e despreparada que acreditava ser.

A terapia EMDR pode ser uma ótima aliada no tratamento de traumas, pois ela permite o reprocessamento neurológico de lembranças difíceis e dolorosas. As informações são processadas pelo cérebro enquanto dormimos.

Quem passa por uma situação traumática prejudica esse processo e permite que surjam pensamentos disfuncionais. O EMDR reorganiza os componentes causadores das memórias negativas e permite a cura dos traumas.

21 views0 comments
Nome Celina.png
Simbolo_Celina_Smooth.png
bottom of page